Anita Garibaldi

Anita Garibaldi, Anita Ribeiro da Silva ou Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu em Laguna, Santa Catarina (Laguna SC 30/08/1821 – 04/08/1849), de família de origem portuguesa, dos Açores, filha do comerciante Bento Ribeiro da Silva e Maria Antonia de Jesus Antunes.

Com o falecimento do pai, Anita foi obrigada a se casar, aos quatorze anos, com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar. Três anos depois, Manuel se alistou no exército imperial, e Anita retornou a casa de sua mãe.

Em 1835, o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi desembarcou no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano,  participou da Guerra dos Farrapos, onde conheceu Anita. Latifundiários escravistas e separatistas se rebelam contra o Império brasileiro. principalmente devido ao descontentamento dos fazendeiros gaúchos com o baixo preço do charque (jabá, carne seca), importante ingrediente na alimentação dos escravos. Garibaldi, Davi Canabarro e Joaquim Teixeira Nunes estavam ao lado dos Farrapos. Do lado do Imperio, o Duque de Caxias era o comandante.

Em 1839, os Farrapos fundam em Laguna, a República Juliana dos Cem Dias.

Em 1841, Bento Gonçalves dispensa Garibaldi. que junto com a família segue para Montevidéu, e participa das lutas contra Rosas.

Anita e Garibaldi casam-se no Uruguai, em 1842. Tem três filhos: Domenico Menotti, Teresita e Ricciot.  Em 1847 os cinco embarcam para a Itália. Giuseppe permanece em Roma. Nessa ocasião, ocorriam manifestações pela unificação e independência italiana. Anita e os filhos seguem para Nice, solo francês. Algum tempo depois, Garibaldi reencontra a família.

Em 1849 a família retorna a Roma e são perseguidos. Anita falece.

Devido as participações na Guerras dos Farrapos, na Batalha dos Curitibanos e Batalha do Gianicolo, Anita recebe o título de “heroína dos dois mundos”.

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close